quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Seguindo a tradição gótica de Anne Rice

"O extraordinário é que esse rapaz, com 29 anos, escreve um livro sobre um tema geralmente marginalizado. Apesar do Bram Stoker e de grandes escritores terem se dedicado a esse tipo de literatura, como Edgar Allan Poe... Enfim, um monte de escritores sempre foram fascinados por esse tema, e ele escreve um livro da maior qualidade, o que é difícil, e ganha um prêmio importante. Isso eu acho fantástico! O Clube dos Imortais, vou levar e já começar a ler hoje!".
- Jô Soares
PROGRAMA DO JÔ
14/12/2006

Era uma vez um aluno de faculdade do 1° semestre conhecido como EU, isso mesmo, euzinho (Igor Maion) o escritor deste blog que vocês tanto amam, mas nesta época, este blog ainda nem existia, pois bem, semanas de aula se passaram e tudo era novidade até que meu caro professor Carlos Andrade (também escritor) ofereceu-me e aos meus colegas a oportunidade de começar o projeto de pesquisa científica e sem saber muito o que era isso (o que não vem ao caso) eu me inscrevi, junto com mais alguns colegas para participar e isso me aproximou mais deste professor. Mas por que cargas d'água voce está contando isso Igor? Vocês devem estar pensando, mas tenham paciência, logo entenderão. Continuando... Este professor que eu tanto gosto e tenho grande amizade, pois é um dos melhores professores que eu já tive em toda minha vida, me disse então que era escritor publicado e me apresentou um de seus livros (A Tríade), deste o qual escreveu com mais três autores de sucesso, sendo estes: Octavio Cariello, Claudio Brites e o grande Kizzy Ysatis! E era aqui que eu queria chegar.
Curiosamente, este último escritor citado me chamou grande atenção, primeiramente pela foto no fim do livro de meu professor, foto esta em que estavam os quatro autores juntos e Kizzy se destacava dentre todos eles, pois se vestia como um verdadeiro vampiro gótico, de cartola, maquiagem e cabelos longos, enquanto os outros mantinham suas aparências  normais, estando ligados apenas pela camiseta comemorativa do livro, mas enfim, Kizzy chamou-me a atenção e ao ler seu nome eu sabia que o conhecia de algum lugar... Mas de onde? Ahh, pensei, Devo ter lido seu nome em algum outro livro em alguma livraria alguma vez... E sendo assim não me torturei em tentar lembrar de onde o conhecia, mas por obra do destino minha sina não estava acabada, pois na mesma época eu estava lendo um livrinho de banca da Editora Escala, intitulado: Crepúsculo - O despertar dos Vampiros, que nada mais é do que uma coletânea de 15 contos de autores brasileiros, sobre o tema Vampiros e eu já estava no décimo primeiro (lembro-me bem), quando deixei-o aberto em cima da cama e fui almoçar, quando voltei para continuar a leitura, o vento vindo da janela aberta havia mexido com as páginas e o livro estava quase fechando sozinho pelo peso da capa quando eu o peguei em seu índice de autores e lá estava ele (seu nome), Kizzy Ysatis!! Com todas as letras e foi então que descobri de onde conhecia o vampiro gótico e voltando ao seu conto (Eterno Castigo) que já havia lido há dias atrás, pois era o segundo da coletânea, eu o reli, com uma fome voraz e mais uma vez notei que era um dos melhores contos daquele livro e que também me chamou muito a atenção por me lembrar bastante o estilo narrativo de Anne Rice, a deusa dos Vampiros. E foi assim que me apaixonei por suas histórias.
Mas vamos continuar? Sim? Ótimo! Pois depois que havia provado mais uma vez de seu esplendor literário magnífico, fui pesquisar a obra completa deste autor e me encantei com cada resenha e cada resumo de cada história que lia, pois ainda não tinha como ter os livros em mãos e dentre mais conversas com meu professor, descubro que sua obra mais famosa (O Clube dos Imortais) havia ganhado o prêmio RACHEL DE QUEIROZ, pela UBE - União Brasileira de Escritores, mas posteriormente percebi que poderia ter descoberto isso por conta própria, pois está escrito na capa deste livro -_-. Mas esta conversa não foi de todo perdida, pois soube em primeira mão (ou não kk) que Kizzy iria relançar O Clube dos Imortais em uma versão estendida e ilustrada por ele mesmo e naquele mesmo ano, foi quando fiquei pasmo e louco, resisti de todas as maneiras não comprar o livro para comprar o ilustrado, mas que no final das contas, um problema de última hora me incapacitou de ir ao grande evento de lançamento, o que me deixou muito chateado, pois não seria uma simples noite de autógrafos e sim um grande baile de máscaras e pelo que vi das fotos foi incrível, mas chega de drama! Ainda mais para mim: O rei do drama! (kkk), se não pude ir então era finalmente a hora de comprar o livro não é? Esperei um tempo pois estava sem dinheiro e a cada vez eu ia pirando mais, lia trechos na internet, mas isso não era como ter o livro em minhas mãos, até que enfim consegui a grana e foi quando corri ao shopping Metrô Tatuapé, onde haviam as livrarias mais próximas a mim (Nobel e Saraiva), bom na Saraiva me disseram logo de cara que não tinha e que não havia previsão de chegada e na Nobel (segundo a vendedora que olhou apenas o nome do livro no computador) só havia a edição clássica do romance. Ok, agradeci e parti, havia outro shopping logo enfrente com outra Nobel e lá eu esperava encontrar mas para o meu desespero, esta estava fechada para manutenção. Inferno! gritei em pensamento e voltando para a Nobel do Tatuapé, estava decidido a comprar a edição clássica mesmo. Pelo menos o texto em si está lá e é isso o que importa!
- Voltou? - perguntou a vendedora que havia me atendido anteriormente.
- Sim - respondi - Vou ficar com o livro naquele formato mesmo.
- Senhor?
- O Clube dos Imortais - lembrei-a - A versão não-ilustrada.
- Há, sim, sim - disse ela voltando a digitar o nome do livro no computador - Está lá em cima.
E acompanhando-a subi as ecadas de ferro da livraria até uma prateleira ao lado de outra repleta de livros de Anne Rice (coincidência?), alegrei-me finalmente ao ver que o livro que ela me entregava tinha capa azul e dizia: 2° edição, revisada e ilustrada pelo autor
- Espere! - exclamei para a vendedora - Esta é a versão ilustrada.
- Perdoe-me - disse ela, tomando o livro das minhas mãos e me entregando outro, o clássico, por dentro queimei de cólera "PORRA! EU NÃO PRECISAVA TER ANDADO ATÉ O OUTRO SHOPPING SE ELA SOUBESSE DISSO!", mas não disse coisa alguma, pois sou bem educado e agradeci, trocando o livro pelo ilustrado quando ela se retirou e finalmente ele era meu! Depois de uma odisseia ele finalmente é meu!
Mas agora, para parar de falar de mim, um resuminho feito por mim do magnífico romance de Kizzy Ysatis: 
O Clube dos Imortais conta a história de Luciano de Paula, um jovem que vive no subúrbio sombrio de Classe Média do Itaim Paulista (em São Paulo), morando em maus alojamentos em uma chácara sem dono em meio as casas de concreto, perto da Rua Tibúrcio de Sousa (que por acaso conheço e sei exatamente onde é ^_~), ele não esperava receber uma visita tão sinistra. Em uma noite, havia levado o fora da namorada, Jéssica, e andava o caminho de volta para casa em meio a tempestade quando decidiu seguir um gato que lhe chamou a atenção e no além da tempestade manifesta-se o morto-vivo, um ser alto, de sobretudo e cabelos volumosos e negros a emoldurar o rosto pálido de olhos penetrantes e com o som de um trovão e o brilho de um relâmpago ele desaparece, deixando o garoto atordoado e confuso.
Naquela mesma noite, na companhia de seu amigo Claudio, Luciano vê a figura novamente na janela, ou era sua imaginação? mas então encontra em sua porta uma flor e o gato que perseguira e na companhia dos dois indivíduos ele passa a noite, para de manhã Claudio descrever a ele um sonho bizarro em que Luciano era atacado por uma fera, mas quando finalmente Luciano consegue acalma-lo, são surpreendidos por escritos ameaçadores na parede externa da casa e tudo indica que fora usado sangue como tinta. Horrorizados tentam se acalmar e Luciano, depressivo se una a seus amigos. Mas então ele é sequestrado e acorda em meio a túmulos no honorável Cemitério da Consolação e todo seu esplendor e também na companhia do ser misterioso da tempestade que revela-se por Vampiro Luar, mas jura não feri-lo, pois tem interesses sobre ele. Luciano logo se espanta e tenta ferir o homem, mas este possui uma força anormal e o garoto nem sequer o toca, eles então começam a conversar e em meio a túmulos Luar conta a ele histórias de desde o início dos tempos, sobre a origem dos primeiros bebedores de sangue e suas descendencias, conta a ele histórias envolvendo Dom Pedro I e a Marquesa de Santos, Alvarez de Azevedo e o fascinante século XIX, repleto de sombras na cidade da garoa e oferece a ele a oportunidade de viver para sempre, mas outras tramas de Luar, envolvendo bruxas, lobisomens e mais de 2.500 vampiros aprisionados traz a trama um fim surpreendente e incrivelmente triste.
Este é um livro que me fez pensar em muitas coisas, me fez filosofar sobre as questões da estética, do intelecto, do amor, do ódio, da questão de sexualidade, do medo, da amizade e principalmente da morte! É um livro que vale muito a pena ser lido, valeu cada centavo, mas ainda preciso do meu autógrafo kk ^_~
Mas vou logo das minhas rosas:


ROSAS PARA O CLUBE DOS IMORTAIS: 10 rosas vermelhas!! Pois o livro é perfeito!
Até a próxima!

P.S.: Recomendo que leiam também A Tríade, escrito por Kizzy Ysatis, Carlos Andrade, Claudio Brites e Octavio Cariello e descubram qual o segredo que une um anjo, um templário e um vampiro. É muito bom mesmo e podem aguardar uma resenha sobre esse também! ^_~.

P.P.S.: Este livro (O Clube dos Imortais) tem sua continuação no livro "O Diário da Sibila Rubra", que ainda não li, mas vou comprar e assim que acabar entrego-lhes mais uma resenha!

P.P.P.S.: Confiram a entrevista de Kizzy Ysatis sobre O Clube dos Imortais no programa do Jô:


P.P.P.P.S.: E também minha representação (mais ou menos) de como imaginei o Vampiro Luar quando eu estava lendo este livro magnífico:



OBS.: Baco inspirado nas ilustrações originais do autor porque definitivamente eu não sei desenhar gato a partir do zero e como eu o imaginei não sairia nem em um milhão de anos kkk

 P.P.P.P.P.S.: Deixo aqui o Blog do autor:  http://kizzyysatis.blogspot.com.br/

 P.P.P.P.P.P.S: (Juro que esse é o ultimo P.S. kkkk) deixo o book trailer feito pelo nosso amigo Diego Martins, só para vocês terem um gostinho final ^_~.


Outras resenhas sobre livros de Kizzy Ysatis:

4 comentários:

  1. Adorei migo migo!! rsrsrs *__________* ótimo texto! 10 morceguinhos pra vc!

    ResponderExcluir
  2. Eeee suas notas são morcegos? haha adorei!! :D
    10 rosas vermelhas para seus morceguinhos ^_~

    ResponderExcluir
  3. Se ele ler isso vai ficar metido Dirosa kkk ^_~
    Brincadeirinha Kizzy, gosto muito de voce!

    ResponderExcluir